HISTÓRIA

Desde pequeno que João Teodósio Matos Barbosa passeava com o seu avô, fundador da empresa Caves Dom Teodósio, observava as vinhas e o trabalho que lá se desenvolvia.

A história da nossa empresa familiar João M. Barbosa é recente se compararmos com algumas empresas Portuguesas, mas a experiência pessoal adquirida já é muita. E é fruto dessa experiência que nasceu o projecto com um conceito sui generis que promete oferecer o melhor e surpreender os amantes do vinho. Surpreender pelo vinho em si, partilhando novas experiências vínicas num regime de baixa intervenção e produção biológica, novas castas, novos blends. Surpreender pela forma, pela imagem que foi pensada e concebida à volta do conceito da rosa azul, símbolo da empresa, e das imagens impossíveis presentes nos rótulos.

O óbvio, o fácil, o evidente não têm lugar na nossa empresa onde colaboram todos os membros da família e onde a dedicação é total para produzir o melhor, o original, o que a terra dá, tanto no Alentejo como no Tejo. Duas unidades modernas criadas para produzir vinhos autênticos, naturais e diferentes.

Desde pequeno que João Teodósio Matos Barbosa passeava com o seu avô, fundador da empresa Caves Dom Teodósio, observava as vinhas e o trabalho que lá se desenvolvia. É desta vivência que nasce a sua paixão pelo vinho e vontade de pertencer ao projeto familiar. Aprendeu e desenvolveu conhecimentos nas Caves Dom Teodósio, onde acabou por crescer com a empresa, caso de sucesso Português e marca referência no panorama vitivinícola nacional.

Em 1997, decidiu fundar a sua própria empresa familiar com produção a partir de uvas exclusivamente próprias, em produção integrada e biológica – vinhos de autor onde o João pode expressar-se e deixar os terroirs das duas regiões escolhidas também se expressarem.

Cada uma das duas regiões, Tejo e Alto Alentejo, têm as suas adegas e respetivas marcas: Ninfa no Tejo (Adega Porta de Teira em Rio Maior) e Lapa dos Gaivões no Alto Alentejo (Adega Valle de Junco em Esperança, Portalegre). Nessas duas propriedades produzem-se uvas biológicas e fazem-se vinhos de autor, autênticos, únicos e fieis ao seu Terroir por não intervirmos no seu processo natural de fermentação. Qualidades reforçadas pelo facto do enchimento de cada colheita ser realizado de uma só vez.

1976

João Barbosa começa a vender vinho na empresa da família, as Caves Dom Teodósio.

1997

Fundação da empresa João TM Barbosa Vinhos.

2000

A empresa adquire 22 ha de terrenos nas Hortas de Baixo (Arronches) na busca de solos específicos: ácidos, pobres e de textura fina.

Plantada a primeira vinha da empresa na região do Tejo, na encosta da Serra D’Aire e Candeeiros (Touriga Nacional, Aragonês e Syrah).

2001

Plantados 10 ha de vinha no Alentejo com as castas Syrah, Alicante Bouschet, Aragonês, Trincadeira, Alfrocheiro e Tinta Barroca.

2004

Primeira plantação de Pinot Noir (1 ha) em Rio Maior procurando tirar partido de grandes quantidades de calcário activo no solo.

2005

Construção da adega Valle de Junco (Arronches).

2007

Construção da adega Porta de Teira (Rio Maior).

Plantados mais 1,5 ha de Touriga Nacional e Alfrocheiro em Rio Maior.

2009

Plantadas as primeiras castas brancas: Sauvignon Blanc e Fernão Pires em Rio Maior.

2010

Início da conversão para produção de uvas Biológicas no Alentejo

2012

Certificação de produção de uvas biológicas no Valle de Junco (Alentejo)

2015

Certificado de uvas de Produção Integrada em Porta de Teira (Rio Maior)

Início de conversão para produção biológica em Porta de Teira

2020

Certificação biológica da produção de uvas e vinhos na Adega Porta de Teira (Rio Maior)