ADEGAS

Duas regiões, duas adegas, dois locais onde a vontade de fazer vinhos únicos nos inspira a cada momento.

Porta de Teira

Entre a Serra e as salinas, com uma paisagem verdejante, onde três dos quatro elementos – terra, água e ar – inspiram vinhos diferentes.
Foi a 4 Km da cidade de Rio Maior, na encosta da Serra d’ Aire e Candeeiros, que foi plantada, em 2000, a primeira vinha da empresa, na região do Tejo. Nos 2,5 ha da propriedade, foram plantadas as castas que melhor se adaptariam às condições aí encontradas: Touriga Nacional, Aragonês e Syrah.
Quatro anos mais tarde, depois de ter descoberto grandes quantidades de calcário activo no solo, João Barbosa decidiu plantar 1 ha de Pinot Noir. A vinificação que, no início, tinha lugar em adegas de amigos, passa a ser feita ‘em casa’ quando, em 2007, é construída a Adega Porta de Teira. É também nessa altura que são plantados mais 1,5 ha de Touriga Nacional e Alfrocheiro.
Em 2009 a empresa plantou as primeiras castas brancas: Sauvignon Blanc e Fernão Pires. Com solos argilo-calcários, ricos e com grande capacidade de troca com as plantas, clima mediterrâneo com influência atlântica e exposição solar máxima com vinha virada a Sul, as vinhas estão plantadas em declive que propicia uma óptima drenagem dos terrenos, contribuindo para o equilíbrio das videiras e para produções baixas, uvas concentradas e potencial de acidez que origina vinhos frescos e de longevidade da nossa marca Ninfa.

Valle de Junco

Entre extremos térmicos – muito quente de dia, muito frio de noite – Valle de Junco é a tranquilidade de um Alentejo diferente, numa paisagem distinta, com uma adega afastada do mundo.
Em 1997, João Barbosa compra 22 ha de terrenos na região do Alto Alentejo, na Esperança, Portalegre. Porque é um apaixonado pelos vinhos da Borgonha, comprou esse terreno com solos ácidos, pobres e de textura fina, clima quase Continental com influência da Serra de São Mamede a originar grandes amplitudes térmicas, com potencial de concentração de acidez e de longas maturações.
No ano 2000, planta 10 ha de vinha com as castas Syrah, Alicante Bouschet, Aragonês, Trincadeira, Alfrocheiro , Tinta Barroca e Touriga Nacional. A exposição solar favorece a maioria da vinha virada a Sul, plantada em encosta de serra rochosa granítica que origina uma competição entre plantas e um equilíbrio muito próprio, dando origem a produções de 3 a 4 T/ha, com uvas concentradas de grande complexidade, delicadeza e mineralidade. Estas características estão bem presentes na marca Lapa dos Gaivões, resultado do trabalho realizado nestas vinhas.
Em 2005 construímos a adega Valle de Junco, onde passa a ser feita a vinificação. Até essa data, as uvas eram cuidadosamente transportadas para adegas vizinhas onde se vinificavam.